data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Divulgação/Arte gráfica mostra como será o parque aberto ao público que a Melnick/Arcádia irão construir e doar ao município
style="width: 25%; float: right;" data-filename="retriever">
Santa Maria vai ganhar um novo parque municipal público, aberto à população em geral. Ele terá uma área de 5,5 hectares e ficará às margens da Faixa Nova de Camobi, em frente ao futuro condomínio fechado Casa Viva, empreendimento que está sendo lançado pelas construtoras Melnick Even e Arcádia, de Porto Alegre.
As empresas compraram uma área de 29 hectares para construir o condomínio e vão repassar ao município esse grande espaço de 5,5 hectares, sendo que 4 hectares são de mata nativa e preservada, e 1,5 hectare de áreas para caminhada, lazer e prática de esportes. As obras do acesso ao empreendimento e ao parque já estão sendo feitas e ficam às margens da RSC-287, em frente a uma nova lombada, instalada recentemente.
Em ano de pandemia, Santa Maria fecha 1.130 empregos. Veja a situação por setores
Segundo o presidente da Arcádia Urbanismo, Fábio Sclovsky, esse parque será doado ao município e construído pelas duas empresas como forma de contrapartida negociada com a prefeitura e também como doação de área institucional para o município. Além de fazer caminhos sinuosos para caminhadas e recantos para sentar e apreciar a natureza, serão construídas quadras esportivas e uma pracinha de brinquedos (na imagem gráfica acima).
Divulgados detalhes de novo condomínio de luxo em Camobi
style="width: 25%; float: right;" data-filename="retriever">
- É um parque público e tem uma novidade maravilhosa. Nos primeiros cinco anos, a manutenção do parque vai ser custeada pelo condomínio, ou seja, é garantia de manutenção legal, graminha bacana. Se uma rede da quadra rasgar, nós vamos trocar. Obviamente, é um parque aberto, mas pela localização, a turma do condomínio também vai usar - afirmou Sclovsky, durante visita ao Diário, na sexta.
A previsão é que o parque seja concluído e entregue à comunidade em 15 de março de 2023, quando a infraestrutura do condomínio estiver concluída.
O Casa Viva será um condomínio fechado, com 332 lotes, com área a partir de 300 metros quadrados. O investimento será de R$ 40 milhões. Com infraestrutura e equipamentos de alto padrão, o condomínio contará com piscinas com borda infinita e térmica, quadras de tênis e pádel, entre outros equipamentos. O contato com o verde também faz parte da proposta. Além desse parque público de 55 mil m² que vai circundar o empreendimento, haverá uma Área de Preservação Permanente de 40 mil m² dentro do condomínio. Ela que também contará com projeto de paisagismo com diversos recantos de estar e contemplação.